Para valorizar as pessoas que estão por trás da operacionalização do Open Banking no Brasil, em agosto a Franq criou o movimento #NósFazemosOpenBanking junto com bancos e fintechs. Reunimos alguns depoimentos dos Franqers, como chamamos nossos colaboradores, e de representantes dos nossos parceiros para contar como é fazer parte desta etapa do mercado financeiro.
Cliente no centro de tudo
Para a Consiga Mais, fintech especializada em crédito consignado privado e uma de nossas parceiras, o Open Banking permite que os clientes sejam os protagonistas, dando mais liberdade para que usem as informações ao seu favor. “Ele deixa de ser ‘escolhido’ pelos bancos e passa a ter poder de decisão sobre o produto, qualidade de serviço, preço e instituição”, segundo publicação em seu perfil no LinkedIn.
A empresa democratiza o acesso ao crédito para colaboradores de empresas conveniadas, inclusive para quem está negativado. Tudo pela internet. “A contratação 100% digital, a facilidade de acompanhar o processo e a proposta de valor de tomada de crédito consciente tornam a experiência do cliente incomparável e elevam o poder de escolha do consumidor”.
Open Banking é democrático para negócios e profissionais
Além dos benefícios para os consumidores finais, o sistema de banco aberto também oferece vantagens para bancos e fintechs e aos profissionais que atuam neste nicho de mercado, como é o caso dos bancários, de acordo com Merieny Regonatti de Castro, especialista em B2B Gestão Estratégica e Novos Negócios na Guide Investimentos.
“Nos últimos anos o Mercado Financeiro debateu vários assuntos relacionados ao ‘novo mercado’ que está em transformação contínua. Neste sentido, o Open Banking chegou com o objetivo de atender toda a sociedade, como uma tendência sem volta. Considerando o aumento da concorrência entre as instituições financeiras, o atendimento de excelência a cliente e parceiros torna-se um diferencial sem preço e a Guide Investimentos também faz parte desta transformação”, destacou Merieny em post o no seu perfil no LinkedIn.
Open Banking permite uma relação melhor das pessoas com os produtos financeiros
Para além da transformação tecnológica possibilitada pelo Open Banking, o sistema de arquitetura aberta também permite que os clientes tenham maior autonomia sobre os produtos e serviços financeiros que possam auxiliar na organização das suas finanças. É o que pensa Leo Korol, que faz parte do time de Marketing da Franq. “É pra isso que trabalhamos todos os dias, quebrando muitos paradigmas e fazendo com que as pessoas consigam ter uma relação melhor com produtos financeiros de bancos e/ou fintechs. Onde a melhor oferta de produto e as melhores taxas tenham visibilidade e não mais os interesses se sobressaindo aos produtos.”
Fabiana Barreto Malischeski, especialista que atua em nossa mesa de Home Equity, também afirma que o Open Banking oferece maior liberdade às pessoas. “Ampliar o leque de opções disponíveis para o consumidor e permitir que ele tenha mais liberdade para levar suas informações financeiras para onde quiser. Isto é Open banking, mais liberdade e autonomia para os clientes! Participar desta transformação, dia a dia, planejando e construindo este novo momento é o que nos motiva”, destaca Fabiana.
Um dos nossos gerentes de sucesso do cliente, o Jordan Ruan Rodrigues Alexandre, ressalta a importância do fator humano para o sucesso da implementação do sistema de arquitetura aberta no Brasil. “Nós que fazemos o Open Banking, somos aquela parte que escuta, sente, abraça o desafio, discute e orienta toda a tecnologia para a melhor experiência possível de todos os envolvidos nos processos. Nossa missão é impactar positivamente a vida das pessoas no agora e vivemos esse movimento com muita dedicação e a crença de que estamos construindo algo muito maior”.
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