Você deve conhecer algumas gigantes do varejo como Magazine Luiza, Amazon ou Mercado Livre. Essas marcas varejistas também atuam como marketplaces. Na prática, elas fornecem suas plataformas para que outras empresas possam comercializar seus produtos. O marketplace financeiro é similar, ou seja, opera da mesma forma, apenas direcionando para as finanças.
Assim como os grandes varejistas, o marketplace financeiro é um ambiente online que conecta clientes a soluções financeiras. Nele, encontram-se diversas instituições tradicionais e fintechs interessadas em vender seus produtos e serviços.
São bancos, corretoras de investimentos, administradoras de consórcios, empresas de crédito, seguradoras e demais empresas que, por meio de uma única plataforma, oferecem ao cliente final uma variedade de soluções, de forma personalizada.
Porém, com o crescimento das fintechs e a chegada do Open Finance, os marketplaces financeiros ganharam mais evidência, pois além de congregar produtos e serviços variados, facilitou o compartilhamento de dados entre as instituições, ampliou a variedade de propostas e facilitou o poder de decisão do consumidor.
O impacto do marketplace financeiro para o consumidor
A relação entre o consumidor, as compras online e o marketplace tem se tornado cada vez mais próxima. Isso acontece pelo aumento da influência das tecnologias no cotidiano da sociedade, especialmente através dos smartphones, que ganharam mais usabilidade e credibilidade nos últimos anos.
Em decorrência disso, cada vez mais o número de compras online aumenta, em diferentes setores e tipos de produtos. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, Abcomm, o faturamento gerado por compras online em 2024 foi de R$ 204.3 bilhões e o número de pedidos feitos durante o ano foi de 414.9 milhões. Para além dos bens de consumo, isso se reflete no sistema financeiro e, por consequência, no marketplace financeiro.
A mudança com o Open Finance
O Open Finance democratizou esse novo modelo de consumo, pois, por meio dele, diversas instituições têm acesso aos dados dos clientes, mediante a autorização. Dessa forma, fica mais simples indicar uma oferta mais próxima da desejada, mesmo que não haja histórico com a instituição.
O marketplace financeiro organiza e centraliza, em um único ambiente digital, todas as informações e condições para comparar e adquirir produtos e serviços financeiros, encurtando o caminho para que o usuário possa ter poder sobre suas preferências.
As vantagens de um marketplace financeiro
Com tantas alternativas, as pessoas têm poder para analisar, comparar e escolher a melhor opção. Nesse ecossistema, os marketplaces financeiros oferecem itens como:
- Contas;
- Cartões;
- Crédito;
- Consórcios;
- Financiamentos;
- Investimentos;
- Seguros;
- Previdência privada
Em resumo, é um espaço onde as instituições viabilizam suas soluções para as pessoas. Além disso, os marketplaces financeiros oferecem diversas vantagens tanto para profissionais do setor financeiro como para os cliente.
Entre as vantagens estão:
- Acesso simplificado em diversos dispositivos ou aplicativos;
- Desburocratização na hora de contratar;
- Ampla variedade para perfis diferentes de clientes;
- Atendimento ágil e totalmente digital;
- Construção do papel do especialista
Saiba como atuar como profissional em um marketplace financeiro
Para bancários e ex-bancários que estão à procura de novos modelos de trabalho, atuar com um marketplace financeiro pode ser ideal. A expansão das fintechs é a chance de buscar novas formas de trabalho. Mas, para isso, é necessário fazer uma ruptura do estilo clássico de trabalho para desfrutar de uma vida com mais autonomia.
No entanto, não é necessário abandonar toda a sua expertise obtida no banco. Por não estar diretamente vinculado a uma instituição, o profissional do setor financeiro pode promover os mais diversos serviços, de forma coerente com a sua visão de mercado a e necessidade de cada cliente.
Para atuar em um marketplace financeiro e iniciar as operações, o profissional deve procurar empresas que estão construindo um novo ecossistema financeiro no Brasil. Além disso, é necessário ter um perfil aberto a novos aprendizados. Para quem deseja desenvolver habilidades e obter um crescimento profissional, esse é o tipo de oportunidade ideal.
Como profissional autônomo utilizando um marketplace financeiro, a sua principal preocupação será fortalecer a sua relação com clientes. Você poderá oferecer propostas personalizadas por meio de um ambiente virtual com produtos adaptados a sua rede de clientes.
Conheça a Franq
Sendo referência neste negócio, o marketplace financeiro da Franq é um grande exemplo. Como bancários autônomos, chamados de Personal Bankers, os profissionais têm direito a uma loja digital personalizada. Por ela, eles podem oferecer aos seus clientes, 24 horas por dia, produtos de mais de 50 parceiros. A cada aquisição de um cliente por meio da loja virtual, o Personal Banker recebe uma comissão.
Através de um aplicativo, o Personal Banker gerencia as solicitações e acompanha o status das negociações. Para isso, é necessário ter a experiência de no mínimo cinco anos em uma instituição bancária ou em uma cooperativa de crédito.
Baixe agora o guia “Ações práticas para vender mais como bancário autônomo”