Imposto de Renda: como declarar imóvel financiado?

Imóveis financiados não devem ser declarados como dívidas. Acesse e confira o passo a passo para declarar corretamente no Imposto de Renda.

Se você conseguiu realizar o sonho da casa própria por meio de um financiamento, é importante ficar atento aos detalhes necessários para entregar a declaração do Imposto de Renda. Neste artigo vamos explicar todos os passos que você deve seguir para declarar o imóvel financiado de forma correta e não enfrentar problemas com a Receita Federal.

Como declarar imóvel financiado
Imagem: Freepik

Passo a passo para declarar imóvel financiado:

No portal do Imposto de Renda, acesse a ficha “Bens e Dívidas” e clique na opção “Bens e Direitos”.

Observação importante: não declare imóveis financiados como “Dívidas e Ônus Reais”

No campo código você deve escolher o que é correspondente com o bem que você adquiriu: 11 – Apartamento ou 12 – Casa. Na localização, você deve escolher o país em que o imóvel está localizado.

Em seguida, é necessário preencher todas as informações solicitadas sobre o seu imóvel, como o endereço completo, a área e se a casa ou apartamento já estão registrados em cartório.

Caso o número do IPTU possua mais de 30 caracteres, ou se o imóvel não possuir IPTU, você deve deixar este campo em branco.

Em “Discriminação” você deve apresentar o máximo de detalhes sobre o financiamento e o imóvel. Entre as informações necessárias sobre o financiamento estão:

  • Nome e CNPJ do banco em que foi realizado o financiamento;
  • Valor abatido do FGTS (se existir);
  • Valor da entrada (se existir);
  • Valor do financiamento;
  • Taxa de juros;
  • Número total de parcelas;
  • Quantidade de parcelas pagas e o valor total já quitado;
  • Quantidade de parcelas restantes.

Já em relação ao imóvel, você deve informar:

  • Número do contrato;
  • Número de matrícula (se já existir).

Imóveis financiados em 2022

Se você financiou um imóvel até 31/12/2022, você deve deixar zerado o valor do campo “Valor em 31/12/2021”. Já no campo “Valor em 31/12/2022” você deve informar o valor total quitado no ano de 2022, incluindo o valor da entrada e a quantia do FGTS utilizada

Imóveis financiados em anos anteriores

Se você vai declarar um imóvel financiado em anos anteriores, no campo “Valor em 31/12/2021” deve informar tudo o que foi pago até essa data. No próximo campo “Valor em 31/12/2022”, o valor informado deve ser correspondente à soma da quantia quitada em 2021, mais tudo o que foi pago em 2022.

Exemplo: No ano de 202, você pagou R$ 55 mil, e em 2022 pagou R$ 22 mil, então, você deve informar R$ 77 mil no campo “Valor em 31/12/2022”.

Conclusão

Seguindo o passo a passo que apresentamos neste artigo, você consegue declarar seu imóvel financiado sozinho. Mas, caso continue com alguma dúvida, entre em contato com um profissional contador da sua confiança!

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