O instituto Ipsos divulgou uma pesquisa a respeito da questão. Foram entrevistadas mil pessoas, de todas as regiões brasileiras, com faixa etária entre 18 e 50 anos. Separamos aqui alguns resultados.
Principais hábitos do consumidor na ida ao banco
A cada cinco brasileiros que participaram do estudo, três responderam que ainda vão aos bancos regularmente, sobretudo para pagar contas.
Consumidores com idades entre 45 e 50 anos são os que mais vão aos bancos (65% dos participantes com essa faixa etária responderam que sim), em comparação com consumidores mais jovens, entre 18 e 34 anos (metade dos respondentes, 50%).
As principais razões que levam um consumidor até uma agência bancária são:
- Realizar saques em dinheiro (para 62% dos entrevistados);
- Efetuar pagamento de contas (59%);
- Resolver algum problema (47%);
- Solicitar serviços (27%);
- Sanar dúvidas (23%).
Crescimento na abertura de contas digitais
Por outro lado, a mesma pesquisa apontou que a crescente digitalização dos serviços bancários e a abertura de contas digitais são fatores que estão transformando a relação entre consumidores e bancos físicos.
- 44% das pessoas que abriram contas digitais afirmaram que resolveram aderir para não precisar ir em agências;
- 54% afirmaram que preferem resolver questões bancárias pelo aplicativo;
- No Norte do Brasil, 42% das cidades na região não possuem agências. Por esse motivo, 85% das pessoas que residem na área e que responderam à pesquisa abriram uma conta digital.
Aqui na Franq Open Banking oferecemos produtos e serviços de diversos bancos e fintechs. Com o auxílio dos Personal Bankers, a nossa proposta é melhorar a experiência das pessoas em sua relação com as instituições financeiras. Cadastre-se para saber mais e fazer parte.