Para se ter sucesso autônomo, é preciso ter espírito empreendedor. No entanto, apesar das muitas boas ideias que surgem quando estamos começando um novo negócio, é preciso de método para organizar os pensamentos e definir os caminhos e etapas a seguir – por isso, um planejamento empresarial é muito importante.
Um dos métodos mais populares de criar um planejamento no mundo dos negócios é o Diagrama do Canvas, desenvolvido pelo suíço Alexander Osterwalder, que, após um processo colaborativo com mais de 200 consultores pelo mundo, apresentou esta ferramenta que permite criar modelos de negócios.
O Canvas tem como objetivo auxiliar visualmente na gestão estratégica dos projetos da sua empresa e trazê-los para a realidade do mercado.
Com o método Canvas, é possível:
- ajudar a tirar ideias do papel;
- analisar e organizar os elementos de um negócio;
- entender quando as coisas podem não funcionar bem.
O planejamento empresarial criado com o Canvas pode ser representado graficamente por um retângulo, dividido em nove blocos. Cada bloco representa uma parte fundamental que precisa estar descrita no modelo de negócios.
Como fazer o seu Planejamento Empresarial com o Canvas?
Imprima a imagem acima ou use a versão online disponibilizada pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Depois, preencha os seguintes passos:
1. Segmentos de cliente
Este é o primeiro campo que você vai preencher. Neste espaço, você deve pensar e informar quem é o cliente, ou seja, para quem você vai vender os seus produtos ou serviços. Nesta etapa de segmentação, o empreendedor escolhe o seu nicho de mercado.
2. Proposta de valor
O segundo bloco é o espaço onde você descreve os produtos e serviços que irá oferecer. É importante destacar que neste caso, “valor” significa “benefício”, ou seja, qual o diferencial que você oferece ao seu cliente e qual vantagem possui diante dos seus concorrentes. É hora de refletir sobre qual será o seu diferencial como bancário autônomo!
3. Canais
Este é um espaço estratégico no Canvas, onde você deve definir os meios utilizados para oferecer produtos e serviços aos clientes: serão as redes sociais? Uma lista de e-mails? Seus contatos no WhatsApp? Visitas em possíveis clientes? Anúncios em jornais, rádio ou TV? São muitas possibilidades.
Lembre-se que cada profissional possui um perfil e está em um lugar diferente do país. Logo, é impossível afirmar que exista uma fórmula mágica sobre quais canais devem ser utilizados ou não.
Cabe ao bancário autônomo entender o que faz sentido para si e em seu raio de atuação. Por exemplo, se você mora em uma cidade pequena, talvez anúncios na mídia tradicional ou física, como jornais, revistas ou outdoors, façam sentido. No entanto, em uma região metropolitana, essa estratégia talvez não seja a mais indicada e você deva partir para uma atuação online.
Para quem já é Personal Banker membro da Franq, não esqueça de marcar nossos perfis ao postar nas redes sociais, assim, podemos dar uma forcinha na sua divulgação!
4. Relacionamento com Clientes
Agora é o momento de listar as melhores estratégias de comunicação com os seus clientes. Dependendo do seu perfil e do perfil dos seus clientes, escolha os canais e os formatos que você vai utilizar para atingir o seu público-alvo.
Aqui na Franq Open Banking, os Personal Bankers têm consultorias de Marketing personalizadas que auxiliam no planejamento da comunicação.
5. Fontes de receita
Até agora falamos de cliente ideal, nicho de atuação, diferenciais e canais de atuação. Mas tão importante quanto, é pensar nas suas fontes de receita! Afinal, sem dinheiro, nenhum empreendedor sobrevive.
Neste passo, você deve determinar no modelo Canvas como será gerada a receita da sua empresa (sim, como bancário autônomo você é uma empresa).
O fluxo de receitas pode ser dividido em dois tipos:
- Única – quando o cliente contrata um serviço ou adquire um produto onde é feito o pagamento uma única vez. Será o caso em parte das operações como bancário autônomo, como em operações de crédito com garantia, crédito consignado, entre outros.
- Recorrente – quando o cliente contrata um serviço ou adquire um produto financeiro com pagamento recorrente, como no caso de seguros, investimentos com seguidos aportes, consórcios, entre outros.
6. Recursos-chave (ou recursos principais)
Chegamos ao campo do planejamento empresarial ligado ao operacional do negócio. Este bloco do Canvas serve para descrever quais recursos serão necessários empreender para que a sua empresa possa operar e atingir um patamar de sucesso.
Eles podem ser classificados em:
- recursos físicos: fábricas, edifícios, veículos, máquinas e lojas;
- recursos financeiros: dinheiro ou linhas de crédito;
- recursos intelectuais: marcas, patentes e registros;
- recursos humanos: criatividade e expertise técnica.
No caso dos Personal Bankers, os bancários autônomos que utilizam a plataforma da Fraq, os recursos intelectuais e humanos são os mais requisitados.
Sendo um autônomo, inicialmente, você vai trabalhar em modelo de home office, um coworking. Conforme a sua trajetória se desenrolar, dar um próximo passo para um escritório pode ser uma possibilidade.
Quanto aos recursos intelectuais e humanos, cabe ao bancário autônomo dar a devida atenção à sua imagem e posicionamento, bem como às formas como vai buscar seus clientes, utilizando sua criatividade e expertise técnica nos atendimentos.
Os Personal Bankers parceiros da Franq Open Banking contam com uma grande rede de apoio, com um profissional dedicado a lhe atender e auxiliar nos processos, bem como com times especializados em atendimento de operações complexas. Além disso, diariamente temos novos conteúdos disponibilizados para qualificação profissional do Personal Banker e campanhas comerciais para estimular a comercialização de produtos específicos.
7. Atividades-chave
Neste campo o bancário autônomo deverá descrever as principais atividades para que o seu modelo de negócio funcione corretamente.
Esta etapa é complementar à de recursos-chave e juntas fortalecem as propostas de valor, definem a maneira como o produto ou serviço chegará ao cliente e será remunerado por isso.
Serão as suas rotinas de trabalho, como prospecção de novos clientes, atendimento, reaquecimento de clientes antigos, produção de conteúdo para posicionamento digital, entre outras atividades pertinentes ao bancário autônomo.
8. Parcerias-chave
Hora de listar os fornecedores e parceiros importantes que contribuem para que tudo funcione conforme o esperado. Aqui entram quaisquer tipos de demandas ou matérias-primas fornecidas por uma empresa terceira, que garanta o funcionamento do negócio deve estar listada nesta etapa do Modelo Canvas.
Novamente, no caso dos Personal Bankers, a Franq Open Banking entra como o principal aliado, fornecendo materiais para utilização, conteúdos exclusivos e ofertas comerciais.
9. Estrutura de custos
Por fim, e não menos importante, é de suma importância registrar todos os custos envolvidos na operação para fazer o negócio funcionar. Geralmente os gastos são calculados depois de definidos os recursos-chave, atividades-chave e as parcerias-chave e são divididos em duas classes:
- Custos fixos: custos permanentes apesar do volume de produtos/serviços, como contas a pagar em caso de um escritório, sua mensalidade como membro da Franq;
- Custos variáveis: outros investimentos feitos pelo bancário autônomo, como a contratação de um serviço de design, investimento em anúncios diversos, visitas a clientes, qualificação com cursos, entre outros.
Quando estiver preenchendo cada bloco, anote todas as ideias, vá fazendo ajustes necessários, faça com tempo e tranquilidade. É o momento de descobrir coisas incríveis sobre você como profissional, como reduzir gastos, saber dos seus diferenciais e fazer as coisas do seu jeito!
Para os profissionais bancários que estão pensando em ser autônomos, o planejamento empresarial no Modelo Canvas é uma excelente oportunidade de autoconhecimento e de projetar como será essa transição para uma vida mais dinâmica, flexível e franca.